Sala de jantar: um local para brindar


A grande estrela das reuniões em casa, a sala de jantar também é o coração das festas de fim de ano. A grande estrela das reuniões em casa, a sala de jantar também é o coração das festas de fim de ano.

A grande estrela das reuniões em casa, a sala de jantar também é o coração das festas de fim de ano. O ambiente pode ser grande ou pequeno, levar um conjunto de mesa e cadeiras ou mais móveis, mas o importante é ser convidativo.

Transformar um ambiente da casa em um lugar agradável, para quem vive ou visita não trata-se apenas de reformar ou redecorar, é uma criação que necessita de criatividade e harmonia. Pensar a sala de jantar como um ambiente para receber exige que os móveis sejam funcionais, mas esbanjem conforto. Afinal, é através dali que o convidado vai avaliar sua recepção e, possivelmente, onde irá permanecer por mais tempo durante a visita.

Diante disso, o design ganha espaço, sendo um passo fundamental no projeto das cadeiras. As formas e materiais das cadeiras tem que traduzir conforto o tempo todo. Um estofamento de alta qualidade também garante um vida longa. Cadeiras com encontos mais altos permitem que o convidado de acomode melhor e, se o espaço permitir, apoio para braços também são um mimo a mais.

A mesa pode seguir diversas formas, redonda, oval, retangular ou quadrada, o ideal é avaliar qual se adapta melhor em sua necessidade. Neste momento, pensar quantas pessoas são recebidas com frequência ajuda muito. Nem sempre é necessário uma mesa com muitos lugares ou grande se as recepções são pequenas. Neste caso, aposte em uma mesa mais compacta e acrescente um aparador ou objeto decorativo ao espaço. Alguns bancos soltos, decorativos, também podem ser peças coringas, além de estilo podem ajudar na hora de acomodar uma pessoa extra ou criança.

As cores dos móveis e estofados também podem dizer muito sobre o ambiente. Se você costuma realizar jantares mais formais ou mais alegres, não use cores incoerentes. Estudos mostram que elas impactam até mesmo no apetite.

Por fim, lembre-se que o ambiente de jantar tem como centro o conjunto de mesa e cadeiras, mas objetos decorativos, vasos, quadros agregam muito no espaço. Além disso, um aconchegante tapete e espelhos que ampliam o ambiente também são diferenciais.